Ideias incríveis para criar um quarto de brincar

Quarto de brincar

Além de toda a fofura, do carinho da família, dos aprendizados e da educação, a prioridade na vida de uma criança deve ser simplesmente brincar! Isso porque a brincadeira é um momento único de desenvolvimento e experimentação de diferentes sensações.

É por isso que ter um quarto de brincar em casa é uma ótima ideia para que seus pequenos se desenvolvam da melhor forma! Venha conferir algumas ideias e dicas para montar este ambiente com eficácia e segurança.

1 – Organização e autonomia

Por mais interessante que o momento de brincadeira seja para as crianças, todo mundo sabe que ele também causa certa bagunça. Por isso, a primeira dica é que você pense em uma forma organizada para montar este ambiente, onde o seu filho também possa ter autonomia para manter essa organização.

Invista em puffs que sejam baús, caixas coloridas para guardar diversos tipos de objetos, prateleiras que permitam a exposição dos brinquedos, baldinhos para lápis e giz e outros utensílios do tipo.

A ideia é que os pequenos possam entender desde cedo a importância de manter os ambientes organizados, entendendo que há um lugar para cada coisa. Deixando os brinquedos em uma boa altura para eles, também ajuda a criar uma brincadeira com autonomia e independência.

2 – Um espaço para cada atividade

É claro que nem todas as famílias terão condições de disponibilizar um cômodo inteiro para essa iniciativa porém, mesmo nos ambientes menores, a dica é separar pequenos espaços para cada atividade. Isso ajuda na organização e mostra a importância de fazer uma coisa de cada vez, para aproveitar bem os benefícios de cada atividade.

Imagina que legal poder ter, no quarto de brincar, um cantinho para leitura? Basta colocar uma prateleira com alguns livros e algumas almofadas no chão e ali vira o espaço especial onde os pequenos imergem nas histórias.

E que tal um cantinho da arte, permitindo que ali a criança possa desenhar e pintar? Basta colocar cadeiras e mesas, como as do modelo Eiffel, que são coloridas e deixam o ambiente super charmoso.

Leia também: Mesa e Cadeira Eiffel Kids: conjunto moderno e fofo!

Conjunto cadeira e mesa Eiffel Kids
Pinterest

3 – Decoração encantadora

Uma das principais ideias do quarto de brincar é que os pais possam fazer suas atividades em casa, enquanto as crianças fazem as delas com autonomia. Por isso, se queremos que os pequenos possam permanecer por um tempo neste cômodo, o ambiente precisa ser atraente e deixar as crianças à vontade.

A ideia que compartilhamos com você, portanto, é que a decoração seja pensada de forma moderna e fofa. Invista em itens coloridos, objetos com os personagens preferidos do seu filho, paredes que possam ser pintadas (como aquelas com tinta de quadro negro) e um mural onde os pequenos possam expor suas criações.

Tudo isso – e outras ideias que você tenha – incentivará a criança a perceber que aquele espaço é dela, podendo soltar a criatividade e viver momentos inesquecíveis.

Varal de desenhos para decorar cantinho infantil
Pinterest

4 – Segurança em primeiro lugar

Por último, mas mais importante: garante que o ambiente esteja seguro para que os seus pequenos possam ficar por lá sozinhos!

Verifique se os brinquedos e móveis do ambiente estão de acordo com as normas de segurança e evite alguns itens como objetos muito pequenos, pontiagudos ou com substâncias tóxicas e alergênicas. Todo cuidado será importante para que você fique tranquilo enquanto seu filho se diverte.

Montar um quarto de brincar é uma ideia incrível, não é mesmo? Temos certeza que os pequenos vão amar e criar memórias inesquecíveis! Se tiver alguma dúvida, é só comentar aqui. Até a próxima!

Banner Promocional de 5% de desconto em toda loja da Waw Design