3 dicas para decorar sala de estar e jantar integradas

Sala de estar e sala de jantar integradas

Uma das soluções mais comuns para quem tem pouco espaço em casa é fazer a sala de estar e jantar juntas. Além de otimizar o espaço em si, também torna o ambiente mais aconchegante e com espaço para receber mais pessoas!

O desafio, porém, é decorar os dois espaços de forma integrada, sem perder a particularidade e a delimitação de cada cômodo. Vem conferir as dicas que a gente preparou para você se sair bem nesta tarefa!

1 – Delimitação do espaço

Apesar da integração ser uma solução incrível e proporcionar maior união entre as pessoas que estão nos ambientes, é importante delimitar o espaço. Isso porque, sem essa divisão, pode haver uma poluição visual resultante da mistura dos cômodos.

Aqui vão algumas dicas:

  • Estantes: estantes vazadas são uma opção prática e incrível, porque não separam totalmente os ambientes, mas os delimitam bem. Sem contar que elas são ótimas para levar os itens de decoração, não é?
Estante de madeira separando espaço de casa
Noce
  • Luminárias: as luminárias costumam dar um toque de imponência para o ambiente e ficam muito bem acima da mesa de jantar. Além de serem decorativas, diferenciam a iluminação de um dos cômodos e fazem essa marcação que os diferencia.
Sala de estar e sala de jantar com luminárias
Decorando casas
  • Tapetes: além de ser econômico, é uma boa opção para delimitar o espaço, pois fica exatamente no local que corresponde a cada cômodo. Você pode usar tapetes iguais para os dois ambientes, usar tapetes diferentes ou até mesmo usar tapete em só um dos lados.
Sala de estar e sala de jantar com tapete
Pinterest
  • Parede revestida: a parede onde fica a televisão na sala de estar ou quem sabe a parede onde fica a mesa de jantar podem ser ótimas opções para receberem um revestimento. Além de dar um toque de estilo, traz uma personalidade diferenciada a um dos ambientes.
Sala de jantar com parede revestida
Jeito de casa

2 – Paleta de cores

Já que os ambientes estão integrados, é preciso que eles tenham harmonia visual. Para isso, a definição das cores são essenciais. Afinal, ninguém quer ficar tonto com tanta informação na sala de sua casa, não é?

Nossa dica é que você defina uma paleta de cores e explore os objetos de decoração, tintas da parede e estampas para almofadas/cortinas a partir daí. Tendo essa base para se orientar, fica muito mais fácil fazer escolhas certeiras! Olha esses exemplos:

Sala de estar e sala de jantar decoradas com paleta de cores
Pinterest | Arquidicas

3 – Móveis em harmonia

Já parou para pensar que os móveis são os elementos que ditam o estilo do ambiente? É por isso que eles precisam estar em harmonia. Um rack de madeira rústica não ficaria bem com um conjunto de cadeiras de acrílico colorido, por exemplo.

Então pense conosco: você quer que o ambiente transmita algo mais moderno, colorido, sóbrio, rústico, clássico ou neutro? A partir daí defina os tipos de material e seus tons, sempre pensando no estilo.

Por exemplo

Se você escolher uma mesa com base de ferro, a melhor opção é combiná-la com cadeiras com a mesma base. Isso também vale para cadeiras com base em madeira, que combinam mais com mesas que tenham a madeira da mesma cor.

E lembre-se: já que os ambientes estão integrados, os cuidados na combinação valem para os móveis da sala de estar e da sala de jantar.

Descubra aqui: como escolher a melhor opção de mesa para a sala de jantar!

E então, pronto para decorar sua sala de estar e jantar juntas? Conte com a gente para escolher móveis de qualidade para encher o ambiente de estilo!

Banner Promocional de 5% de desconto em toda loja da Waw Design