Como decorar a sala com plantas

Como decorar a sala com plantas

Como decorar a sala com plantas

Plantas são excelentes opções de decoração para a sala, trazendo mais energia e alegria ao ambiente

Você quer decorar a sua sala com plantas, mas está em dúvidas sobre qual espécie escolher? Nós vamos te ajudar com dicas importantes de estilo e também com uma lista de plantas ideais para cultivar dentro de casa.

Se além de decorar a sala você quiser montar um jardim compacto dentro de casa, temos dicas incríveis para facilitar esse projeto, mesmo que o espaço seja bem pequeno. Confira no post Dicas para montar jardins compactos em pequenos espaços.

Como decorar a sala com plantas

Escolhendo os locais para incluir as plantas na sala

São várias as opções de locais para incluir o verde natural das plantas. Estantes com livros, mesa de centro, mesa de jantar, mesa de canto, prateleiras e até mesmo no chão ou janela.

As plantas são sempre bem vindas, garantindo beleza e energia positiva ao ambiente.

Mesa de Centro: Plantas com flores ficam perfeitas em mesas de centro. Escolha opções mais baixas, como as violetas. Combine a cor das flores com os elementos da sala, como poltronas ou almofadas.

Plantas Pequenas ficam bem posicionadas em mesas de centro

Mesa de canto: No canto ficam muito atraentes as plantas mais altas e pouco volumosas. A Lança de São Jorge é uma opção de planta que combina com qualquer estilo de decoração de sala, inclusive as minimalistas.

Mesa de Jantar: Na mesa de jantar é possível incluir plantas mais altas e com flores para alegrar. Uma boa opção é a orquídea.

Escolha um vaso que combine com a sua sala e posicione diretamente ao chão

Chão: Os cactos ficam lindos em um cantinho vazio. Escolha um vaso que combine com o estilo da sua sala e posicione diretamente sobre o chão.

Janela: Cuidado com janelas, prefira vasos mais pesados para que o vento não derrube sua planta. Nos casos de janelas de apartamentos é preciso verificar o risco de a planta cair para o lado de fora. Prefira colocar na janela as plantas que gostam de sol.

Estante: Na estante vale tudo, compor com várias espécies juntas fica moderno. Prefira colocar samambaias nas prateleiras do alto, as folhagens caindo dão estilo e não prejudicam a passagem.

Na WAW Design você encontra a estante industrial que combina com vários estilos de decoração de sala, é um local ideal para incluir deferentes opções de plantas.

Estante Industrial Multiuso 4 Prateleiras 60x28x124 Estrutura em Ferro Galvanizado

12 opções de plantas para decorar a sala

Para começar a escolher as plantas ideais, precisamos lembrar que a sala é um ambiente que não costuma bater tanta luz. Pensado nisso, é preciso ter atenção porque algumas plantas podem viver bem sem luminosidade, já outras não.

Listamos a seguir opções que vivem bem em ambientes internos, veja:

A mesa de jantar também pode receber uma planta posicionada ao centro

  1. Antúrio – Florescem o ano inteiro e são lindas opções para colocar no em cima de mesas, sejam elas de jantar de canto ou de centro. Vivem bem na sombra, basta deixar o solo úmido e adubado para manter a aparência da flor sempre saudável.
  2. Palmeira Areca – É uma opção de planta com verde bem vivo. Os cuidados são simples, basta deixar o solo úmido e bem drenado. Uma atenção especial é para salas que possuem ar condicionado, pois o equipamento pode diminuir a umidade do ar, fazendo que que as plantas sequem.
  3. Orquídeas – Belas, requintadas e ficam ideais combinando com elementos da mesma tonalidade da flor. Exigem um pouco mais de cuidado para não murcharem.
  4. Bromélias – Fáceis de cuidar, basta aplicar água com borrifador nos dias mais quentes. Ideais para ambientes com bastante luz indireta e sobretudo úmidos, internos e externos.
  5. Cactáceas – São ótimas opções para terrário. As plantas Cactáceas são indicadas para locais com bastante iluminação, por exemplo próximo a janelas que batem sol.
  6. Suculentas – As suculentas se dão bem em espaços mais fechados, com pouca iluminação ou luz indireta. É indicado regar apenas uma vez por semana.
  7. Jade – As flores são perfumadas e exuberante de cor rosa ou branca, causando sofisticação ao ambiente. Deve ser cultivada em ambientes iluminados, e pode receber luz direta do sol em parte do dia. Basta regar uma vez por semana, sem deixar o solo muito úmido.
  8. Lança de São Jorge – Indicada para ambientes internos, elas se dão bem em vasos separados ou em jardins com outras plantas. Um detalhe importante é que essa planta pode ser cultivada em ambientes com ar condicionado e pouca luz direta. Basta regar sua base a cada 15 dias.
  9. Lírio da paz – Parece o copo-de-leite, mas não é. Em sua característica está a atribuição de sorte e de paz, além de purificar o ar. Pode ser colocada em ambientes com pouca luz e sombra. Precisa manter o solo sempre úmido para que ela não murche.
  10. Pacová – Brasileira, essa espécie tem folhagens ornamentais que se desenvolve bem a meia sombra. Deve-se manter o solo sempre úmido.
  11. Samambaia – Ela é grande e espaçosa, mas embeleza qualquer ambiente. Ideal para locais mais altos e suspensos e em ambientes internos. Gostam de luz direta e se dão bem com o sol. Podem ser colocadas próximo a janelas. A rega deve ser frequente, deixando o solo úmido e não molhado.

Samambaias exigem mais espaço

     12.Violeta – Bastante indicada para as áreas internas com iluminação indireta. São pequenas e de fácil  manutenção, exige ser regada apenas quando o solo está seco. Ótima opção para dar mais cor ao ambiente.

Agora que você já tem algumas opções de plantas para decorar sua sala, escolha os melhores móveis na WAW Design.

Banner Promocional de 5% de desconto em toda loja da Waw Design