Dicas para montar jardins compactos em pequenos espaços

Ideias de Jardins Compactos

 

Aprenda a montar um jardim compacto com estilo e sofisticação para qualquer ambiente

Ideias de Jardins Compactos

Está faltando cor e natureza em sua casa? Que tal montar um jardim compacto naquele cantinho que você adora. As plantas e o verde são perfeitos para decorar sacadas, home office, sala de jantar e muitos outros lugares. Além de oferecer estilo e requinte, alegram o ambiente.

Não importa se você mora em casa ou apartamento, mesmo se o espaço for bem pequeno, você conta com várias opções para montar um jardim compacto. Com planejamento adequado, tudo é possível.

A praticidade tanto para montar, quanto para cuidar, é outro fator importante, por isso separamos dicas importantes de plantas ideais para cada local e fáceis de cuidar.

Depois que seu jardim estiver pronto, você também pode decorá-lo, fazer pequenas mudanças e deixá-lo sempre moderno. Para isso, leia o artigo “4 Dicas de decoração para jardim”.

Jardim vertical para ambientes pequenos

Jardim Vertical cabe em qualquer lugar

O jardim vertical é uma técnica de paisagismo muito usada atualmente. Moderno bonito, aconchegante e fácil de montar em espaços internos, esse formato cabe em qualquer local.

Sua característica, como o próprio nome diz, é incluir as plantas de forma vertical, montando uma parede verde. Ela combina muito ao se misturar com o ambiente urbano.

Mas sabe o que é melhor?! Os jardins em geral ajudam a reduzir a poluição do ar das proximidades em até 30%, bacana não é mesmo!

Como montar?

Primeiro, escolha um local com uma parede livre. Não importa o tamanho dela e nem se é bonita, afinal ela será preenchida com plantas. Tire as medidas de altura e largura que pretende preencher com as plantas.

Com a parede definida e as medidas nas mãos, escolha os tipos de suporte que pretende usar. Há uma infinidade de opções de suportes, como prateleiras ou vasos preparados para a aplicação direta na parede. Há, ainda, opções de ripas colocadas lado a lado criando formatos diferenciados para fixar os vasos.

Estante para montar um jardim compacto vertical

Jardim compacto com estante

Nossa dica é a opção da estante alta com prateleiras. Além de bonita e baixo custo, é de fácil montagem, pois não precisa furar sua parede. Com ela você apenas posiciona o móvel na parede escolhida e posiciona os vasos.

É possível, inclusive, brincar na decoração, adicionando livros que mais gosta entre as plantas.

A Estante Industrial Multiuso 4 Prateleiras, de estrutura em Ferro Galvanizado é uma opção de estilo moderno, ideal para jardins compactos. Essa opção tem 1.24 metros de altura, 28 centímetros de profundidade e apenas 60 centímetros de largura. Ideal para qualquer tamanho de parede.

O mais interessante é que com essas medidas você pode compor com mais de uma peça, caso o seu espaço seja maior. Colocando duas estantes lado a lado é possível criar uma parede verde mais larga, chegando a 1.20 de largura; e por aí vai.

Estante Industrial Multiuso 4 Prateleiras 60x28x124 Estrutura em
Ferro Galvanizado

Combine no mesmo espaço uma cadeira aconchegante para o momento de relaxamento com a natureza.

Cadeira Acapulco Oval Pvc Base Ferro Pintado Azul Varanda Jardim

Outra ideia bem legal é para deixar o seu home office mais humanizado. Veja a opção de escrivaninha com prateleiras. Nesse espaço é possível encher de plantinhas.

Escrivaninha Industrial Com Estante 3 Prateleiras Madeira 120x60x121 Estrutura em Ferro Galvanizado

Na Waw Design! você encontra esses e muitas outras opções de produtos como cadeiras, mesas e estantes para montar o seu jardim e qualquer espaço.

As plantas ideais para um jardim compacto

Para começar a escolher as plantas ideais, precisamos saber se o local bate luz do sol ou não. Isso porque, algumas plantas podem viver bem sem luminosidade, já outras não. Há plantas ideais também para áreas internas e outras para áreas externas. Confira algumas opções fáceis de cuidar:

Bromélias – Fáceis de cuidar, basta aplicar água com borrifador no dias mais quentes. Ideais para ambientes com bastante luz indireta e sobretudo úmidos, internos e externos.

Cactáceas e Suculentas – São ótimas opções para terrário. As plantas Cactáceas são indicadas para locais com bastante iluminação, por exemplo próximo a janelas que batem sol. Já as suculentas se dão bem em espaços mais fechados, com pouca iluminação ou luz indireta. É indicado regar apenas uma vez por semana.

Jade – As flores são perfumadas e exuberante de cor rosa ou branca, causando sofisticação ao ambiente. Deve ser cultivada em ambientes iluminados, e pode receber luz direta do sol em parte do dia. Basta regar uma vez por semana, sem deixar o solo muito úmido.

Lança de São Jorge – Indicada para ambientes internos, elas se dão bem em vasos separados ou em jardins com outras plantas. Um detalhe importante é que essa planta pode ser cultivada em ambientes com ar condicionado e pouca luz direta. Basta regar sua base a cada 15 dias.

Lírio da paz – Parece o copo-de-leite, mas não é. Em sua característica está a atribuição de sorte e de paz, além de purificar o ar. Pode ser colocada em ambientes com pouca luz e sombra. Precisa manter o solo sempre úmido para que ela não murche.

Pacová – Brasileira, essa espécie tem folhagens ornamentais que se desenvolve bem a meia sombra. Deve-se manter o solo sempre úmido.

Samambaia – Ela é grande mas embeleza qualquer ambiente. Ideal para locais mais altos e suspensos e em ambientes internos. Gostam de luz direta e se dão bem com o sol. Podem ser colocadas próximo a janelas. A rega deve ser frequente, deixando o solo úmido e não molhado.

Violeta – Bastante indicada para as áreas internas com iluminação indireta. São pequenas e de fácil manutenção, exige ser regada apenas quando o solo está seco. Ótima opção para dar mais cor ao ambiente.

Já escolheu as plantas e os móveis que vai usar no seu jardim? Passeie pela WAW Design e escolha as composições de móveis perfeitos para todos os tipos de ambientes.

 

Banner Promocional de 5% de desconto em toda loja da Waw Design