Deixe sua cozinha no estilo Vintage

A novidade do estilo Vintage é voltar ao antigo

 

O vintage traz referências dos anos 20 e 60 e mesmo assim consegue ser moderno e criativo.

A novidade do estilo Vintage é voltar ao antigo

A cozinha é um dos lugares mais compartilhados da casa. Afinal, boas conversas e reuniões de amigos e família acontecem ao redor de uma mesa. É por isso que renovar a decoração desse ambiente é uma ótima ideia. Nossa sugestão é modernizar sua cozinha com o estilo Vintage, o design que traz o antigo como novo, com peças criativas, coloridas, cheias de charme e aconchego.

O estilo vintage pode estar em qualquer ambiente da casa, mas na cozinha ele aparece com inúmeras opções de utensílios, peças de decoração e móveis.

As referências do vintage estão em produtos antigos e de excelente qualidade, que relembram o estilo de vida utilizados entre os anos 20 e 60.

Retrô ou Vintage?

Retrô e Vintage são dois termos utilizados para denominar estilos do passado. Enquanto o vintage resgata peças e elementos originais das décadas de 20 e 60; o estilo retrô é a forma que encontramos de fazer a releitura do passado com produtos novos, mas que possuem aparência mais antiga.

Ou seja, ao buscar elementos para transformar sua cozinha no estilo vintage, você pode incluir batedeiras, geladeiras, quadros e azulejos que são dos seus antepassados, e, ainda, incluir móveis novos que trazem aparência mais antiga.

Lembra daquelas cadeiras de plástico inteiriças e arredondadas muito comuns na varanda das casas antigas ou teatros de escolas. É um exemplo de elemento vintage, que hoje é encontrado em novas versões, mas com referência dos anos 60.

Cadeira retrô, com referência do estilo vintage

 

Para começar: Vintage na Parede

Uma maneira prática para transformar a sua cozinha no estilo vintage é apostar em revestimentos adesivos. Muito mais simples de colocar em comparação aos azulejos, eles trazem uma aparência próxima a cerâmica.

Escolha modelos que possuem estampas com ladrilhos decorados ou mesclados.

Cozinha estilo Vintage – créditos: Daniel Oliveira (Viva Decora/Divulgação)

 

Formas, cores e materiais do estilo Vintage

Uma das características do estilo vintage é o colorido. As cores misturadas trazem mais alegria e diversão para o ambiente. Então, deixe a criatividade aflorar no momento da escolha das peças, afinal é permitido abusar de várias tonalidades juntas no mesmo ambiente.

Dica: Se você tem dúvidas de como combinar as cores na sua cozinha, leia o artigo: Como escolher tons e cores para cozinha?.

As formas, também variadas, passam a ideia de movimento para o ambiente. O acabamento oval e quadrado colocados juntos se complementam e criam o estilo vintage de ser.

A mistura de materiais, como o ferro e a madeira, ou o plástico, também ganham espaço na decoração desse estilo.

O esmaltado é uma opção fiel às décadas passadas. O mais legal é que tem esmaltado de várias cores em elementos como canecas e panelas, excelentes peças para compor a decoração.

Um exemplo prático para misturar cores, materiais e formas na cozinha é escolher uma tonalidade para a mesa e outra para as cadeiras.

Veja na foto a seguir uma opção de cadeiras amarelas e mesa branca. Ali também temos a referência de mistura de materiais, em que os pés e base da mesa são em madeira. As cadeiras misturam a madeira e o plástico. Note também os detalhes em aramado:

Mesa e cadeiras para cozinha estilo vintage

São inúmeras as opções disponíveis. A loja virtual Waw Design tem opções de cores, materiais e formas diferenciadas de cadeiras e mesas. O melhor é que lá tem frete grátis para São Paulo/Capital.

 

 

Cadeiras Gruvyer Vermelha Sala Cozinha Jantar

 

 

 

Cadeira Ellen Windsor Polipropileno Coral

 

 

Mesa Zad Tampo Madeira Base Polipropileno

 

Outro modelo para compor o estilo vintage são as cadeiras e banquetas no tom escuro, que podem combinar muito bem com as demais composições da cozinha.

 

 

Cadeira Tolix Iron Assento Madeira Preto Brilhante Aço Industrial

 

Para quem gosta da referência industrial, existem peças vintage que proporcionam a modernidade necessária para mesclar opções mais diferenciadas ao ambiente. Veja a banqueta e a cadeira em aço industrial como exemplo:

 

 

Banqueta Tolix Iron Com Encosto Preto Vintage Industrial

 

 

Cadeira Tolix Iron Design Chrome Gold Aço Industrial

 

No site da Waw Design você encontra diversos modelos e cores de cadeiras, banquetas e mesas para combinar com o estilo vintage da sua cozinha.

Banner Promocional de 5% de desconto em toda loja da Waw Design