Como Decorar a Sala no Estilo Minimalista

Janelas, luminosidade, cores claras e amplitude são características do estilo minimalista

O estilo minimalista aposta no conceito de que menos é mais, uma ideia prática de decoração que surgiu na década de 60

Prático, moderno, elegante e fundamental. Essas são as características principais de uma decoração minimalista. O conceito surgiu na década de 60 e ganhou proporções até no estilo de vida das pessoas que acreditam que o “menos é mais”.

Janelas, luminosidade, cores claras e amplitude são características do estilo minimalista

Durante a pandemia, muitas pessoas passaram mais tempo dentro de casa e mudaram alguns hábitos, incluindo práticas de limpeza ainda mais reforçadas. Desta forma, o estilo minimalista ganhou ainda mais adeptos, afinal limpar uma casa minimalista é mais simples, devido ao conceito que economiza em objetos de decoração.

Se você também quer adotar esse estilo em sua casa, que tal começar pela sala? Aqui vamos te dar algumas dicas básicas de como transformar a sala seguindo o estilo de decoração minimalista.

10 dicas para transformar sua sala no estilo minimalista

  1. Diminua a quantidade de bibelôs – Se a sua sala possui muitos enfeites, comece limpando a área. Estantes muito lotadas de coisas não combinam com o estilo minimalista.
  2. Adote cores neutras – A escolher as cores dos móveis, paredes, almofadas entre outros objetos, prefira os tons neutros e claros. Tons pastéis para dar mais vida, além do branco fazem parte da lista de cores. Caso goste de tons mais vivos, escolha apenas uma ou duas cores e utilize-as nos detalhes. Não abuse da mistura de cores. Evite estampas, brilhos e texturas.

Aqui no blog você encontra mais dicas de combinações de cores para a sua casa. Leia o artigo Como escolher as cores da sua casa – Blog de Waw Design.

3. Abuse da Iluminação e amplitude – No minimalismo, o uso de iluminação e elementos que passam a impressão de amplitude são fatores preservados na decoração. Portanto, usar pontos de luz além da natural e optar por espelhos também podem ser acrescentados.

4. Prefira a harmonia e a simplicidade – O cuidado principal do estilo minimalista, também conhecido como clean, é pensar em um ambiente simples e harmônico. Ou seja, é preciso pensar em contornos de móveis mais comuns, sejam eles retos, podendo ter pontas arredondas ou não, mas sem recortes futurísticos. Seguir o mesmo estilo na combinação das peças é importante.

Poltrona Boss Preta Com Base de Ferro

5. Mantenha a organização – O estilo simples de ser é aquele que prevalece a organização. Os móveis devem ser posicionados de forma linear, os objetos devem ser criteriosamente colocados em espaços definidos. Cada coisa deve ser mantida em seu lugar. Não há espaço para bagunça e nem coisas a mais. Simetria é o ponto alto desse estilo.

Sala minimalista abusa da simplicidade

6. Prefira o funcional e inteligente – Pense que todos os itens da composição da sua sala devem ter funcionalidade. Elementos que não trazem nenhum tipo de utilidade podem ser descartados, mesmo que sejam bonitos. A ideia é deixar mais espaço livre, com objetos inteligentes que facilitem o dia a dia no local.

7. Decore a parede – Ao utilizar quadros, prefira uma peça de destaque, ou a composição de vários quadros colocados um ao lado do outro com organização, comum no conceito de Galery Wall. Mas é preciso cuidado e deixar a composição o mais simples possível.

8. Cortinas e tapetes – As cortinas mais indicadas para o estilo minimalista são as persianas, elas contribuem para manter a luminosidade do ambiente e prevalece o linear do ambiente. Já os tapetes podem ser boas opções para delimitar espaço.

9. Móveis minimalistas – Aos escolher os móveis, a dica é tirar as medidas corretamente. Não queira colocar sofás grandes em salas pequenas, ou incluir mais móveis do que é possível. Lembre-se de que menos é mais e o espaço aberto e livre é característica primordial do minimalismo.

Sala de jantar deve acompanhar o estilo minimalista da sala de estar

10. Sala de Jantar e estar no mesmo ambiente – Cuidado ao compor a sala de estar e jantar quando estiverem no mesmo espaço físico. Os dois locais precisam seguir o mesmo estilo.

 

Na WAW Design você encontra os móveis minimalistas perfeitos para incluir na sala de estar e também na de jantar. Poltronas e cadeiras minimalistas também podem ser confortáveis, não se esqueça disso!

 

Banner Promocional de 5% de desconto em toda loja da Waw Design