Cozinha em conceito aberto: 4 ideias para inovar com estilo

Cozinhas Conceito Aberto

Cozinha em conceito aberto — ou conhecida popularmente no Brasil como cozinha americana — são modelos de disposição de espaço que permitem a integração de ambientes na casa. Ou seja: uma cozinha aberta para a sala de jantar, ou até mesmo uma cozinha conjugada com a sala de estar.

Ficou interessado em criar um espaço assim na sua casa, não é? Siga lendo este conteúdo e descubra várias dicas para ter uma cozinha em conceito aberto digna de programas de televisão!

Tipos de cozinha em conceito aberto

Ideia 1: cozinha integrada à sala de estar

Este é o tipo mais popular de cozinha em conceito aberto, pois integra o ambiente gourmet da casa junto com um ambiente aconchegante, possibilitando diversas atividades simultâneas, como por exemplo:

. Cozinhar e observar as crianças;

. Cozinhar e ver televisão;

. Cozinhar e conversar com convidados.

 

Cozinha Conceito Aberto Habitíssimo

O projeto de conjugar ambientes que ligam estes dois espaços costuma ser pensado desde a planta da casa, pois permite a criação de uma ilha com todos os recursos necessários e também possibilita que nenhuma viga de sustentação seja adicionada entre os dois locais da casa.

Ideia 2: cozinha integrada a sala de jantar

Você pode integrar a sua cozinha junto a área onde as refeições serão servidas. Criar um conceito aberto neste espaços dá a sensação de “open kitchen” existentes em diversos restaurantes, onde é possível conferir todos os processos de preparo do alimento.

Cozinha Integrada Sala de Jantar Estilo e Decor

Além disso, uma cozinha aberta para a sala de jantar também facilita a etapa de servir as refeições. Com a proximidade dos espaços, você pode deixar os alimentos na ilha e possibilitar que sua família se sirva ali mesmo, como se fosse um buffet particular.

Ideia 3: cozinha integrada com área de circulação

A área de circulação é um espaço da casa que vive com uma grande movimentação de pessoas. Normalmente, a cozinha nestes espaços vira o famoso “coração da casa”, pois centralizada perto de um corredor se torna acessível não apenas ao espaço de circulação, mas também a outras ramificações do local como banheiro, sala de estar, quartos, lavanderia e porta de entrada.

Cozinha Integrada Sala Decor e Salteado

Ideia 4: cozinha integrada com espaço social

Já pensou ter uma cozinha integrada a área de diversão da sua casa? Ou seja, uma cozinha próximo da lareira onde todos se reúnem ou nas proximidades da porta dos fundos. A ideia é ligar a um ambiente de descontração, como por exemplo uma sala de jogos ou bar informal para receber os amigos. É um diferencial que agrega qualidade de vida, sofisticação e valor ao seu imóvel.

Cozinha Espaço Social Pinterest

Móveis para cozinha em conceito aberto

Uma bela cozinha conceito aberto precisa de móveis de qualidade e super modernos. Sabe aqueles armários planejados que você sonha em ter quando assiste programas de canais de decoração, como Discovery Home e Health? Você pode ter eles na sua casa.

Confira exemplos de móveis que não podem faltar na sua cozinha. São opções que podem ser incorporadas tanto em um projeto que visa esse modelo aberto desde a planta, até reformas de ambientes já prontos.

1 – A ilha centraliza o charme do ambiente

Uma boa cozinha aberta ganha charme com uma ilha central, que traz espaço útil para o preparo dos alimentos e também serve de mesa para refeições rápidas. Ela pode ser criada do zero em um projeto ou até mesmo ser incorporada na sua casa através de balcões conjugados. Ilhas móveis com rodinhas também são uma opção para quem procura mobilidade no design.

Ilha Centraliza Charme Unplash

2 – Não esqueça dos armários

Uma cozinha em conceito aberto possui poucas paredes, por isso, é importante investir em armários com muito espaço de armazenamento para ter onde guardar todos os utensílios de cozinha. Opte por modelos que ocupam todo o comprimento da parede, em tonalidades neutras como cores de madeira, preto, branco ou metálico.
Armário Cozinha Shutterstock

3 – Banquetas tornam o espaço informal

Banquetas são móveis essenciais que podem ser adicionados ao redor da sua ilha. Elas dão o aspecto funcional ao ambiente, além de tornar a cozinha mais descontraída, com a possibilidade de poder sentar-se ao espaço onde as refeições estão sendo feitas, como um balcão de bar.

Banquetas Informais

Dicas Decorativas

Gostou de todas as dicas que você encontrou aqui? Agora que você sabe o que é conceito aberto e várias dicas para aplicar na sua cozinha. Mas, seja qual for o estilo que você escolher, a nossa última sugestão é que comece a mudança pelas coisas mais simples: os móveis! Para isso, veja as nossas dicas para escolher cadeiras para cozinha e comece trocando as suas!

Banner Promocional de 5% de desconto em toda loja da Waw Design