Saúde: 04 de fevereiro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer
O Dia Mundial de Combate ao Câncer, que ocorre em 4 de fevereiro, é uma iniciativa global que preza a conscientização e controle da doença. Atualmente, a doença é a segunda principal causa de morte no mundo!
O câncer é uma doença tratável e curável, principalmente quando é diagnosticado inicialmente, por isso, a conscientização da data é tão importante.
O que é câncer?
Câncer é um termo definido para abranger um grupo de doenças malignas que produzem um crescimento anormal de células no corpo, invadindo tecidos e órgãos, causando a formação de tumores.
Existem diversos tipos de câncer e eles podem ocorrer em qualquer parte do corpo. Os mais comuns em mulheres são: câncer de mama, câncer de pele, câncer de colo de útero, pulmão, tireoide, entre outros.
Nos homens, o câncer de próstata é o mais frequente, mas pode ocorrer por todo o corpo. Outros locais mais recorrentes são: cólon, reto, pulmão, estômago, traqueia e cavidade oral.
Segundo a estimativa divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2023, são esperados 704 mil casos novos de câncer somente no Brasil.
O câncer é uma doença silenciosa e se não tratado, pode levar a morte. Por isso, a melhor estratégia é o diagnóstico precoce e um tratamento correto.
Causas
Ainda não se sabe o que causa o câncer em si, mas alguns fatores podem influenciar no crescimento, como fatores genéticos ou causado por agentes externos.
Alguns hábitos são considerados fatores de risco e podem influenciar no desenvolvimento da doença, como o tabagismo, exposição ao sol sem uso de proteção solar, uso de álcool, obesidade, inatividade física e até uma dieta ruim.
Algumas infecções também podem causar câncer, se não acompanhadas e tratadas, como o HPV em mulheres. O HPV quando não tratado pode causar câncer de colo de útero. O vírus da imunodeficiência humana (HIV) e o vírus da hepatite B e C também podem influenciar no crescimento anormal de células, causando câncer em diversos locais.
Outra causa é a hereditariedade! As alterações genéticas podem ser passadas de pais para filhos, por isso, em caso de câncer na família, é preciso ficar atento. Mas, não são todas as pessoas que vão desenvolver câncer. É preciso acompanhar com o médico.
Diagnóstico precoce é importante
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), entre 30% e 50% dos cânceres podem ser prevenidos e controlados, se forem diagnosticados previamente e serem tratados.
Por isso, consultas e check-ups são indicados para que em caso de alterações, seja feito o diagnóstico precoce e iniciado o tratamento em estágio inicial, com grandes chances de cura.
Outros cuidados são importantes para evitar o câncer, como:
— evitar uso de bebida alcoólica e tabaco
— fazer exercícios físicos regularmente
— uso de proteção solar
— dieta rica em frutas, legumes e verduras
— fazer acompanhamento médico regularmente, principalmente em casos de doenças familiares e infecções (HIV, HPV).
Apoio
Sabemos da importância da conscientização da data e principalmente, da atenção e apoio para quem está passando por esse momento difícil. Algumas instituições oferecem uma rede de apoio para quem está passando por isso:
— Mais Vida Centro de Apoio ao Portador de Câncer – uma organização não governamental, que apoiam e colhem pessoas em tratamento oncológico, localizado em Itu, no interior de São Paulo.
— Tucca – A Associação oferece tratamento e apoio emocional para Crianças e Adolescentes com Câncer.
— Rede Feminina de Combate ao Câncer – A instituição sem fins lucrativos visa ajudar mulheres carentes que estão passando por este momento.
— GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas Com Câncer – A instituição sem fins lucrativos ajuda os pacientes em tratamento de câncer e seus familiares, com ajuda psicológica, remédios, orientações, entre outros.
— Fundação Laço Rosa – a fundação oferece ajuda a mulheres com câncer de mama e também conta com um banco de perucas, disponíveis para portadores de qualquer tipo de câncer.