Decoração rústica: tudo que você precisa saber

Sala Rústica

Você sempre quis adotar a decoração rústica na sua casa, mas acha que ela não combina com o seu espaço ou não sabe quais móveis escolher? Para ajudar você nesta tarefa, nós, da Waw Design, preparamos esse post super completo! Pode salvar na sua barra de favoritos como o guia definitivo para a decoração rústica. Gostou? Então vamos lá!

De maneira geral, o estilo rústico remete ao aconchego e conforto das casas de campo. Porém, nada impede que o estilo seja adotado na cidade ou em uma casa de praia, por exemplo.

O estilo rústico remete à simplicidade, com itens feitos à mão e com o acabamento exposto – sempre de forma intencional, é claro! Uma parede de tijolos, de pedra ou de cimento cru, por exemplo, são a síntese do estilo rústico.

Esse estilo de decoração também está bastante associado com a qualidade, já que o item mais usado aqui, a madeira, é um material reconhecido pela sua resistência e não se desgasta facilmente.

É preciso ressaltar que esse aspecto “cru” e “sem retoques” do estilo rústico nada tem a ver com a falta de beleza. Até porque você pode fazer um contraste entre essas características e outros elementos de decoração mais delicados. Neste caso, fique atento, pois é muito fácil se deixar levar pelo charme desse estilo e acabar sobrecarregando o cômodo com itens.

Decoração: como compor um ambiente rústico?

Peças têxteis

Para trazer leveza para a sua composição, aposte em peças produzidas com tecidos naturais,como fibra de coco, algodão puro ou até mesmo a lã. Tecidos mais naturais combinam superbem com a sobriedade dos móveis rústicos. Agora, se você não abre mão das cores, alguma peça com padronagem em xadrez (foto abaixo), bem característico das casas de campo, combina muito com este estilo.

Estampa Xadrez
Pinterest

As podem ser aplicadas em objetos como mantas, tapetes, almofadas e também no revestimento da mobília.

Objetos de decoração

Itens antigos que vão passando de geração para geração na família podem ser uma boa aposta na sua decoração. Uma bandeja de cerâmica, por exemplo, ou um candelabro, podem trazer bastante personalidade para a sala de jantar.

Na cozinha, itens artesanais como colheres de pau ou de cobre são muito bem-vindos! Nada de objetos fabricados industrialmente. E para manter qualquer ambiente bem iluminado, com muita personalidade, aposte na iluminação com lustres de tecido, como no exemplo abaixo.

Objetos de Decoração Rústicos
Pinterest

Móveis rústicos

Móveis que parecem pertencer à cenografia de algum filme do século XIX, como cadeiras para sala de jantar ou baús de madeira combinam muito bem com esse estilo de decoração. Um móvel que está em alta é a cadeira Cross (foto abaixo), que pode ser usada tanto na sala de jantar quanto na cozinha e traz personalidade e conforto para qualquer um dos ambientes.

Outro item super moderno e que apresenta uma boa durabilidade é o sofá de couro, característico do estilo rústico britânico.

Sofá de Couro
Pinterest

Nós, da Waw Design, esperamos que o nosso guia sobre decoração rústica tenha sido bastante útil para você! Qualquer sugestão para esse post ou alguma dúvida sobre as peças rústicas disponíveis no nosso site, deixe nos comentários!

Banner Promocional de 5% de desconto em toda loja da Waw Design